domingo, 27 de agosto de 2017

VASOS EXTRAORDINÁRIOS DA MTC (medicina tradicional chinesa) NA RESTITUIÇÃO DO TONAL PARA O CAMINHO DO GUERREIRO DA LIBERDADE.

por Dinarte Genaro Araujo.


O Caminho do Combatente pela Liberdade implica em ampliarmos a gama de conhecimento na práxis dessa jornada espiral pela integração Tonal/Nagual em nossa existência. 

O conhecimento no Combatente se torna uma espiral espelhando sua existência centrada pelo arquétipo da integração Humano-Transcendental que Cristo Peregrino do Vento do Espírito sobre a Ponte transitória do mundo pode simbolizar e encaminha o Combatente na jornada de sua existência.

A MTC tem é um depositário de Conhecimento que remonta milhares de anos, incluindo acupuntura, ervas, moxabustão, medidas pragmáticas de restabelecimento do fluxo de energia chamada Qi (Chi) que origina o organismo, os aspectos de vibração e frequência Yin/Yang de Qi,  Shen (Coração-Mente), os órgãos vitais Zang/Fu, ou seja os órgãos densos Yin e as vísceras Yang, e os as frequencias/vibrações/movimentos primordiais (madeira, fogo, terra, metal e água). Infelizmente a MTC pouco incorporou do Taoismo eterno, exceto a noção do Yin/Yang e Shen, mas pouco de suas práticas integrativas e holísticas de Shen (Coração-Mente), coisa que nos cabe integrar no processo do Conhecimento.

Como muitos sabem a Acupuntura é um vasto conhecimento de meridianos de fluxo de Qi e pontos nodais de concentração ao longo dessas linhas pelos membros, abdome, tronco e cabeça, com trajetos variados, desde linhas alongadas a zig-zags entrecortados, partidos (meridianos Yin nos pés e Yang nas mãos) ou chegados aos dedos (meridianos Yang nos pés e Yin nas mãos), sendo o polo cefálico exclusivamente Yang com ligações Yin que lhe chegam pelo pescoço. Existem entrementes vários níveis de interligações internas desses meridianos tradicionais na Acupuntura que cabe ao especialista. Entretanto existem meridianos extraordinários que interessa ao nosso tema. 



Todos os meridianos/fluxos integram os Zang-Fu e o Qi circulante e suas diversas propriedades, mas os meridianos extraordinários tem trajeto virtual de interligação de pontos distantes de meridianos diferentes, que diferente das combinações de pontos dos meridianos tradicionais, estas associações de pontos causam profundo efeito restaurativo no Tonal, tornando-o menos carregado de energias desequilibradas, invasoras ou que emergem do interior do campo/casulo de energia e tornam o Tonal mais carcereiro e carrasco do que já é na sua compulsão por domínio e controle. O efeito desses vasos extraordinário a curto e a longo prazo, dependendo do grau de ionização da couraça corpomental e da compartimentação e invasão de 'energias perversas' (frio, calor, vento, umidade, fleuma, que estão incluídos a categoria micróbios), inclusive admitindo a categoria ´espíritos´a MTC, é comparável a maravilhoso, daí a denominação analógica de Vasos Maravilhosos, desde que também combinados com pontos fundamentais que restaurem o Yin e o Yang de algum Zang-Fu (órgãos/vísceras) e de órgãos extraordinários (cabeça/cérebro, útero, próstata,ou mesmo genitais). Por isso o Conhecimento nunca vem compartimentado.

A função dos Meridianos Extraordinários/Vasos Maravilhosos em geral se admite as seguintes:                                                                                      - Função de Regulação: do Qi entre os canais Yin e Yang, através dos Vasos Yin e Yang de Conexão  e Vasos Governador ( Canal Regencial do Taoismo) e Vaso Diretor ( Canal Funcional do Taoismo).  

- Função de Integração: integram várias estruturas e órgãos aos òrgãos internos ZangFu e ao sistema do canal principal a que está ligado tal órgão. Por exemplo: Vasos extraordinários integram os Seis Òrgãos Yang Extraordinários (Cérebro, Ùtero, Próstata) e os Quatro Mares (Pontos de difusão do caudal do Qi para o interior), como também integram os meridianos Yin e Yang entre si e o tecido gorduroso (Gao) e as Membranas (Huang) aos órgãos Zang-Fu.

- Função de Reservatório extra de Qi e drenagem de excessos.

Dentro da MTC na acupuntura, os Vasos Extraordinários são lembrados,entre tantas outras:
-quando há problemas simultãneos em vários canais principais: exemplo, ciatalgias que afeta canal da Bexiga, Vesicula Biliar e Estômago.
-quando há condições complicadas, crônicas e múltiplas, exemplo da Asma com queixas digestivas, ginecológicas e alérgicas, neste caso se usa o Vaso Diretor.
-quando há envolvimento de um órgão interno e um canal diferente, por exemplo Ascensão do Yang do Fígado levando a cefaléia do trajeto da Vesícula Biliar e no Canal da Bexiga (dores no Topo da Cabeça); 
- Situações confusas de Calor com Frio, Deficiência e excesso de Qi- pela função de reservatório.
- Alguns problemas mentais e emocionais, neste caso pela função de regulação e integração, reequilibrando os canais principais ordinários. Por exemplo o Vaso Governador age nos Rins (força de vontade), Coração (sede da Mente) e Cérebro (receptáculo de integração da Mente-Corpo-Òrgãos Zang-Fu), podendo ser usado pra fortalecer a força de vontade e nutrir o Coração na depressão. O Vaso Yin de Conexão é usado pra nutrir o Sangue, fortalecer o Coração e acalmar a Mente. O Vaso Yang do Caminhar é usado pra drenar e absorver excesso de Yang no polo cefálico (agitação, hipertensão).
 Alguns problemas neurológicos- como esclerose múltipla, circulando o Qi pelo vaso Governador e Vaso da Cintura atingindo as pernas.

Os vasos extraordinários são em número de quatro Yang e quatro Yin. 

Os Quatro Yang:

Vaso Governador ou Regencial: localização posterior correspondendo à coluna nervosa e suas interconexões, o ponto Mestre (anfitrião) é Intestino Delgado 3 e o Ponto Acoplado(convidado) é Bexiga 62. (Dupla Neuro-psicocerebral, abre o Vaso Governador, compõe o Yang Geral).

Vaso Yang de Conexão: Ponto Mestre é Triplo Aquecedor 5 e Ponto Acoplado Vesicula Biliar 41. (Dupla Reumato-músculoesquelética).

Vaso Yang do Caminhar: Ponto Mestre é Bexiga 62 e ponto Acoplado é Intestino Delgado 3. Como se vê, os mesmos do Vaso Governador, com a comutação dos pontos apenas, onde mudando a ordem muda os efeitos totais, além dos efeitos do ponto em si mesmo.

Vaso da Cintura: Ponto Mestre é Vesicula Biliar 41, e ponto Acoplado Triplo Aquecedor 5, os mesmos do Vaso Yang de Conexão, apenas com comutação dos pontos.

Os Quatro Yin:

Vaso Diretor ou Funcional: Ponto Mestre(anfitrião) Pulmão 7 e ponto Acoplado(convidado) Rim 6. ( dupla  Reno- Pulmonar, abre o Vaso Diretor, compõe o Yin Geral).

Vaso Yin de Conexão: Ponto Mestre Pericárdio 6 (ou Canal Circulação-Sexo-6), ponto Acoplado Baço-Pâncreas 4. 

Vaso Yin do Caminhar: Ponto Mestre Rim 6 e ponto Acoplado Pulmão 7, logo os mesmos do Vaso Diretor com permutação dos pontos. Mudando a ordem se altera o produto.

Vaso Penetrador: Ponto Mestre Baço-Pancreas 4 e Acoplado Pericárdio(ou Canal Circulação-Sexo) 6. Os mesmos do Vaso Yin de Conexão, permutado a ordem.

A localização dos Pontos em geral é nas extremidades e como aqui não se pretende estender, se faz necessário consultar um atlas de Acupuntura pra localizar em detalhes. 

Pra nossa finalidade aqui, se faz necessário destacar que todo nosso organismo ou seja Tonal tem correspondência com um universo de pontos na superfície da pele que delimita o interior e o exterior, e que a combinação de pontos produz efeitos passageiros ou profundo, rápidos ou prolongados no organismo. Assim, por exemplo, nas obras de Carlos Castaneda, D Juan ensinava apertar certos pontos do corpo, por exemplo, nas panturrilhas, como reservatório de energia, ponto abaixo do umbigo pra restauração do equilíbrio através da respiração diafragmática e proteção da região umbelical que seria ponto frágil de abertura do Casulo e também ponto onde os Combatentes podem emitir os tentáculos da Vontade, enfim podemos correlacionar com o já apresentado Dan-Tien em postagens anteriores, que seria os pontos Vaso Diretor 4 e seus próximos 3 e 5 dado a extensão do Dan-Tien. Como também correspondem aos Chacras/Vórtices do Conhecimento da Ioga e Tantra Ioga. Também tem correspondência com os pontos dos tratados Taoistas de circulação do Qi.

 


Pela perspectiva do Conhecimento Tolteca da Liberdade Plena, o Combatente necessita INTEGRAR o Conhecimento de nossa era, assim como os combatentes de épocas passadas tiveram de Integrar conforme o espírito da época, e a nossa é de Globalização Holística, com a necessária preservação da diversidade nacional e cultural de cada país ou região de cultura similar.

Um exemplo de combinações possíveis com os pontos mestre e acoplado do Vaso Penetrador associado aos do Vaso Diretor.

Vou referir minhas recentes experiências pessoais a respeito do poder de integração do Tonal pelos Vasos Maravilhosos como exemplo.

Eu havia passado por áspero episódio de perturbação funcional em órgãos internos e invasão de energia perversa (ou agente patógeno), assim ficara com o Yang excessivamente ativado e aberto meus portais em excesso diante das cargas eletromagnéticas de dispositivos de ionização carregada positiva como Notebook e celulares, Wi-fi e correlatos,como também a seus conteúdos complexos, assim como energias de pacientes na profissão. Como eu estava focado no problema, não tive tempo de recorrer aos vasos extraordinários, apenas aos meridianos correlatos dos Zang-Fu afetados e terapias correlatas, até mesmo química devido ao curto tempo pra recuperação. Então esgotado e insone, neste sábado, apliquei os Pontos Mestre de abertura e Acoplado do Vaso de Conexão Yang, Triplo aquecedor 5 (a duas polegas da linha anterior do punho) e Vesícula Biliar 41( de localização na face externa dorsal do pé) com ajuda de minha companheira de caminho.  Ela sugeriu que anexasse o ponto extra Yintang entre as sobrancelhas pra acalmar Shen-Mente, e eu me recordei do Vaso Governador 23 (shangxing, estrela do alto, a uma polegada acima da linha de inserção dos cabelos na linha mediana do corpo) que induz a reanimação, clareia a mente e a visão, dispersa calor e vento-calor). Havia colocado um CD de meditação e depois um de músicas eletrônicas vibracionais e isso me levou a ativação do vaso extraordinário e profundo relaxamento com sono e sonhos como se estivesse mergulhado num aquário, em contato com os fluídos vitais de Qi e líquidos fundamentais da circulação. Senti todo o Yang do meu organismo vitalizado e relaxado, como depurado de energia invasoras perversas.

No domingo continuei pois havia novamente me exposto a energias invasoras carregadas de dispositivos da internet e conteúdos complexos que tenho acesso, me provocando insônia e esgotamento de manhã, como estou fazendo neste momento e terei de expurgar. Então tive a intuição de ativar o Vaso Yang do Caminhar, aplicando os pontos Mestre de abertura, Bexiga 62 abaixo do maléolo lateral dos pés, e o Intestino Delgado 3 na face lateral da mão, numa dobra do dedo mínimo. Também apliquei o ponto Vaso Diretor 4 entre o umbigo e o pubis pra ativar o Dan-Tien e centrar a percepção, respiração e pulsação, combinando com o Yintang já referido, o Sangxing (estrela do alto) já referido e adicionei o Vaso Governador 20 chamado Baihui (Centenas de Reuniões) no topo da cabeça que remove e dispersa excesso de Yang dos Canais Yang Principais, estabiliza a subida do Yang Qi acalma Shen, emoções e clareia a mente, reanima a inconsciência, Circula o Qi estagnado do Fígado (iras e desapontamento) e o excesso de Yang Qi do Fígado, relaxa tendões e músculos, dispersa vento interno e perverso do Fígado (convulsões). Desta vez aguardei o despertamento da energia nutritiva Yong Qi dos canais atingidos pelo Vaso Yang do Caminhar, com ajuda de músicas de meditação e o ritmo das batidas da música de Doug Yaeger ( Quiet Time, Thunder in Darkness etc) dormi e sonhei novamente dentro de um aguário de energia e líquidos nutricionais de Shen e do Tonal. Acordei muito aliviado e regenerado, com aquela forte impressão de rejuvenescimento, daí o termo muito apropriado de Vasos Maravilhosos! 

Fica aqui o recado desta postagem pra despertar aos Combatentes pela Liberdade Plena a importância de aprofundarem o Conhecimento ancestral de três mil anos da MTC e acupuntura, inclusive porque existe possibilidade de aplicação de pressão por meio das mãos nesses pontos, conhecido como Do-In na China e Shiatsu no Japão, e várias outras escolas como auriculoacupuntura, nas mãos e nos pés (também reflexologia). 




Mitakuye Oyasin! (somos UM).
Dinarte Genaro Araujo.

 




2 comentários:

  1. Boa tarde, preciso deste material urgente agradecido..música de Doug Yaeger ( Quiet Time, Thunder in Darkness etc

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, preciso deste material urgente agradecido..música de Doug Yaeger ( Quiet Time, Thunder in Darkness etc

    ResponderExcluir