JUREMA DE MILILITRO EM MILILITRO SEM ANSIEDADE DE ANTECIPAÇÃO: a Respiração mágica.(Vicente Medrano)
por Vicente Medrano
Nesta 5ª sessão no Sítio do Sonhar apenas preenchi três vidros âmbar de 30 ml cada um, sendo que dois deles com solução de arruda síria, e o terceiro com Jurema Preta. No devido momento ingeri um vidro inteiro de arruda, e depois de meia hora, quando já sentia o efeito da inibição da MAO(monoamino-oxidase) no cômodo do fogão-a-lenha, fui ingerindo mililitro por mililitro de ambas as soluções, da arruda e da jurema, 1 mililitro de cada solução com conta-gotas, e assim dando pra acompanhar com atenção as mudanças internas e da percepção, a dificuldade do equilíbrio e a descoordenação dos movimentos intencionais e automáticos. Dei uma volta nesse contexto e colhi flores silvestres de tonalidade lilás, dourada, branca e outra miúda com tom avermelhado contrastante. Peguei um ramo de douradinha do campo e o coloquei no meu centro DAN-TIEN abaixo do umbigo (veja postagens anteriores a respeito) e fui alimentando o fogo dos galhos e da vela. A partir de certo ponto cheguei a beber dois mililitros em seguida, da arruda e de Jurema, mas o todo não passou de vinte ml...A lição continuou com a respiração e os pulmões, os gemidos de tristeza sucederam, imagens da infância e de minha avó materna paciente em contraposição com a neurose de minha preocupada mãe. Muita tristeza na respiração e até choro sucedeu, mas enfim, minha respiração-pulmões e alvéolos se abriram, ficaram preenchidos por uma imagem de galho de árvore e ramos crepitantes de fogo, sendo que via a imagem em detalhes detalhados como que pra que fixasse na memória e embebece meus pulmões com sua luz-calor. A seguir algo me chamou a atenção nas flores silvestres que espoucaram em grinaldas de cores no imaginário psicodélico geradas pela magia da respiração e dos pulmões!
Como estava preocupado com o horário no final deste domingo, fui deixando a posição de meditação aos poucos e me mexendo, aqueci água na lenha e filtrei café pra espantar o sono e poder dirigir de volta. Esta sessão me trouxe de volta a vivência da maravilha dos pulmões e a magia respiração. O RITMO da respiração é uma arte pouco atendida em nossa cultura ansiosa, e temos muito de aprender com ela e seu potencial alterador da percepção. Os sábios yogues e taoistas nos deixaram obras de especial valor a respeito da respiração e é mister aprofundá-las.
Estas e muitas outras obras tem poder de nos despertar para o poder energizador e despertador da auto-consciência da Respiração. Buscar este conhecimento é imprescindível, mas para ir além da ´força de vontade pessoal´que circunscreve o ego, além mesmo do desfocamento do ego e focalização da centralização no DAN-TIEN que podemos realizar com os processos respiratórios, JUREMA pode nos facultar esse ´além´nas profundezas de nosso potencial.




Bem vindos ao nos trazer recursos de como poderemos nos beneficiar com Prana. Sinto que sua direção é promissora e alcançará muitos que necessitam de fôlego para viver.
ResponderExcluirAnna Aurora Fonseca Paes